O que um cavalheiro de terno e gravata está fazendo dentro de um campo de futebol ?
Observe na foto ao fundo um senhor de terno e gravata , mas o que esse cavalheiro está fazendo dentro de um campo de futebol ?
Está apitando o jogo , não riam de mim é que o tal cavalheiro é o árbitro de uma partida da Copa FIFA 1930 , na época o árbitro de futebol vestia se de uma forma elegantemente sui generis , isto é diferente de hoje.
Sandro Meira Ricci foi o árbitro brasileiro na Copa FIFA 2014 , o Brasil sempre foi muito bem representado nos mundiais , já em sua primeira edição, realizada no Uruguai, a Copa do Mundo de 1930 teve a participação do árbitro paraense Gilberto de Almeida Rego.
Segundo relatos do historiador Roberto Vieira, Rego foi protagonista de um equívoco no confronto entre Argentina e França. Quando o time francês se dirigia ao gol para empatar a partida, o árbitro terminou o jogo, porém 6 minutos antes do tempo regulamentar. Após protesto dos franceses, o árbitro se desculpou e reiniciou a partida, mas de nada adiantou, a Argentina venceu pelo placar de 1 x 0. Rego ainda voltou a apitar outros 2 jogos dos donos da casa. Uruguai 4 x 0 contra a Romênia, e a semifinal contra a Iugoslávia, que saiu na frente em pleno estádio Centenário, mas não resistiu aos anfitriões, que venceram por 6 a 1.
Devidamente trajado na foto com a bola entre o braço esquerdo o árbitro responável pela final da Copa FIFA 1930 - o belga Jean Langenus.
Nestas duas partidas, no entanto, arbitragem foi perfeita. Como auxiliar, ele ainda atuou na partida França 4 x 1 México. A competição contou com 13 seleções, sendo que apenas 4 europeias (Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia) embarcaram em um navio para atravessar o Atlântico até terras sul-americanas.
A grande final aconteceu no dia 30 de julho, no Estádio Centenário, entre Uruguai e Argentina, e terminou com a vitória da seleção local pelo placar de 4 a 2. O Uruguai consagrava-se campeão da primeira Copa do Mundo da história. O árbitro finalista foi o belga Jean Langenus.
Comentários
Postar um comentário