VIDEO - Raul Plassmann goleiro paranaense
VIDEO
Ele não teve muitas chances de defender o gol da Seleção brasileira , mas defendeu o gol daquela seleção que o Flamengo formou nos anos 80 e aquela que o Cruzeiro montou nos anos 60 e 70, talvez seja o goleiro com o maior número de títulos conquistados defendendo clubes brasileiros ,refiro me ao paranaense Raul Plassmann , o goleiro campeão do mundo interclubes pelo Flamengo em 1991. Raul Plassmann é natural do meu estado natal ele é de Antonina (Paraná).
E começou sua carreira profissional no Atlético Paranaense indo em seguida para Coritiba mas passou a ser notado nacionalmente no Cruzeiro de Minas Gerais, onde conquistou muitos títulos, mas o principal e mais importante titulo de sua carreira viria ao vestir a camisa do Flamengo, com o rubro negro do Rio, Raul Plassmann foi campeão do mundo em Tóquio no Japão.Ex-goleiro do Atlético Paranaense (onde começou a carreira), São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, Raul Guilherme Plassmann ficou conhecido também como comentarista esportivo quando trabalhava na TV Globo.
O curioso é que ele saiu do São Paulo, em 1965, como contra-peso da vinda de Fábio para o Tricolor. Foram apenas nove jogos na meta do time do Morumbi, obtendo cinco vitórias, um empate e três derrotas. No Cruzeiro, Raul, usando as famosas camisas amarelas, brilhou e se transferiu para o Flamengo, onde conquistou vários títulos no começo dos anos 80. Pelo time da Gávea, Raul atuou em 228 jogos (131 vitórias, 58 empates, 39 derrotas).
Em 2003, ele foi convidado para ser auxiliar técnico de Marinho Peres no Juventude e após algumas rodadas tornou-se o treinador com a queda do próprio Marinho. Deixou o clube gaúcho em setembro do mesmo ano. Trabalhou em 2004 como dirigente do Londrina (SP), antes de voltar a ser comentarista esportivo. Mesmo tendo brilhado tanto tempo e vivido grandes experiências, Raul conta qual sua passagem mais inesquecível. "Foi no avião, quando fui à poltrona do Armando Marques, coincidentemente no mesmo vôo, e resolvi tirar com ele uma dúvida que me encasquetava há mais de 20 anos.
Nós dois aposentados há anos. Quis saber do Armando por que ele não deu um pênalti escandaloso que cometi no César Maluco, num Palmeiras e Cruzeiro, com muita chuva, em São Paulo. Lembrei-lhe que agarrei a perna do César na pequena área, ele, Armando estava muito perto, viu tudo e nada marcou. César, então livre, ia fazer o gol após superar o Piazza. Então perguntei o por quê !
Aí, ele respondeu que eu era um tolinho e explicou que não marcou porque o César era muito feio, barbudo, chato, cabeludo, reclamão e eu, Raul, sob a chuva, de camisa amarela molhada, cabelos loiros e o corpo maravilhoso torneado com tecido a moldá-lo parecendo um Deus grego.
Ouvi calado e pensativo, agradeci muito e voltei para minha poltrona. A aeromoça veio com o carrinho de bebidas e dispensei. Estava pensando no César", conta Raul.
Informações idicionais - site Terceiro
tempo/ Pesquisa - Magno Moreira/2018
Grande Goleiro Raul, eu fui jogar no gol da URT, por que via o Raul jogando no Cruzeiro, meu ídolo ate hoje, um pessoa maravilhoso. Que Deus te abençoe Raul Plassmann. Hoje também já parei de jogar, na época goleiro tinha estatura mediano, eu muito pequeno com 1.68 cm de altura, ainda participei do profissional da URT e joguei o campeonato Mineiro em 1977,78,79.
ResponderExcluir