Futebol society

Resultado de imagem para Futebol society

Futebol society, também conhecido como futebol 7, fut7, ou simplesmente futebol society é um esporte coletivo jogado entre dois times de 7 jogadores cada um e dois árbitros que se ocupam da correta aplicação das normas. É jogado numa quadra retangular com grama sintética, com uma baliza em cada lado da quadra. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através da quadra para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina gol(o). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora. A principal competição internacional de Futebol 7 é o Mundialito de Seleções, realizado anualmente. O futebol 7 é atualmente jogado em todo o território brasileiro. 

A Federação Gaúcha de Futebol Sete foi a primeira do esporte fundada no Brasil. Deu-se o nome de "Sete" porque a Receita Federal não permitia o registro de entidade desportiva com nome em outro idioma. A Federação foi oficializada como Futebol Sete, seguindo normas oficiais, porém solicitou ao mesmo órgão, na época, a utilização do nome "society" como fantasia e assim foi oficializada e registrada. O esporte foi gerido inicialmente de forma oficial pela Confederação Brasileira de Futebol Sete Society (CBF7S), fundada em 30 de outubro de 1996, pelo Professor Milton Mattani, ex-árbitro de Futebol de Salão. Posteriormente também foi criada a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7), que paralelamente à CBF7S buscava gerir o esporte oficialmente no país.As duas confederações trabalharam paralelamente por alguns anos e tinham diversas federações estaduais filiadas. Num esforço conjunto, em julho de 2011 ambas as diretorias se reuniram com o objetivo de unificar as entidades e criar um planejamento conjunto para a modalidade. 

Chegaram a anunciar a unificação, mas somente no dia 18 de fevereiro de 2013 foi realizado, em São Paulo-SP, o Simpósio Nacional da modalidade, que marcou oficialmente a unificação das Confederações, que juntas deram origem à Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7). O mesmo processo de unificação ocorreu com as Federações estaduais, que por determinação da unificada Confederação, tiveram também que unificar, mesmo que a contra-gosto de muito dirigentes, que eram concorrentes faziam alguns anos. O processo de unificação foi controverso, pois os tópicos não foram discutidos abertamente com os dirigentes das Federações filiadas, tratando-se de uma unificação de cúpula, com regras sendo impostas posteriormente. 

A unificação continuou sendo questionada por correntes internas e divergentes do futebol 7, o que reforçou a dificuldade histórica em manter uma linha de trabalho na modalidade.Em 10 de fevereiro de 2015, os diretores da CBF7, Sr. Milton Mattani, Marcello Sangiovanni e José Maria Lopes Martins desligaram-se da entidade e anunciaram a fundação da Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS)[3], que agora juntamente com a CBF7 busca coordenar o esporte no país. Posteriormente novas entidades surgiram fazendo com a modalidade não tenha uma unidade confederativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem : Wilson Silva , o mais importante radialista de Cianorte

Foto: ''FLAMENGUINHO DA VILA 7, EM 1982''

😆 UOL/2005: Dirigentes "corintianos" comandam o Cianorte