Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979 contou com quase cem clubes, e teve um campeão invicto

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1979, originalmente denominado Copa Brasil pela CBD, foi a vigésima terceira edição do Campeonato Brasileiro e foi vencido pelo Internacional, conquistando assim o seu terceiro título de campeão brasileiro.

O clube tornou-se o primeiro e único caso de campeão invicto da época em que o Campeonato Brasileiro adotava sistemas mistos (1967–2002). Anteriormente, quando o campeonato usava sistemas eliminatórios, o Palmeiras em 1960, o Santos em 1963, 1964 e 1965 e o Cruzeiro em 1966 também levantaram a taça sem conhecer derrotas. Foi o último campeonato organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que, por determinação da FIFA, uma semana após o início do certame desmembrou-se em CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e outras entidades, dedicadas aos demais esportes.

Neste ano, o maior inchaço de clubes promovido pelo Governo Militar, numa tentativa de apoio aos clubes menores e de estados que costumeiramente não eram valorizados pela CBD, transformou o campeonato em uma única divisão contando com 94 clubes.

De acordo com o regulamento inicial, os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, que disputariam um Torneio Rio–São Paulo (não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice da edição anterior (Guarani e Palmeiras). Como o pleito não foi atendido, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.

Primeira Fase: 80 clubes divididos em oito grupos de dez, jogos em turno único dentro de cada grupo. Mas os grupos G e H são formados pelos times considerados "mais fortes", e classificam oito de cada grupo para a próxima fase. Já os demais seis grupos (A, B, C, D, E, F) classificam quatro por grupo, mais os quatro melhores entre os não classificados em seus grupos.
Segunda Fase: O campeonato recebe nessa fase mais 12 clubes (seis do Rio de Janeiro e seis de São Paulo) que, junto com os 44 classificados da Primeira fase, dão um total de 56. Estes são divididos em sete grupos com oito clubes cada. Classificam-se para a Terceira Fase os dois primeiros colocados de cada grupo.


Terceira Fase: Além dos 14 classificados na fase anterior, entram nessa fase o Guarani e o Palmeiras, respectivamente campeão e vice-campeão de 1978. Dessa forma, os 16 clubes dessa fase são divididos em 4 grupos com 4 clubes em cada. Classifica-se para as semifinais apenas o primeiro colocado de cada grupo. Semifinais: Quatro clubes divididos em duas duplas, com jogos de ida-e-volta, classificando para a final o vencedor de cada dupla na soma de placares.
Final: Jogos de ida e volta, tornando-se campeão aquele que, na soma de placares, obtenha o melhor resultado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem : Wilson Silva , o mais importante radialista de Cianorte

Foto: ''FLAMENGUINHO DA VILA 7, EM 1982''

😆 UOL/2005: Dirigentes "corintianos" comandam o Cianorte