Os brasileiros e o esporte: como as pessoas estão se exercitando e consumindo conteúdo esportivo no país?

 

Tempos de pandemia

A pandemia e o distanciamento social transformaram as salas de estar do mundo todo em arenas e estádios. Diretamente do sofá, as pessoas acompanham partidas, reviram os melhores momentos de seus ídolos e muitas vezes se sentiram mais próximas deles. 

A COVID-19 mudou os hábitos e o consumo de todos. No mundo dos esportes não foi diferente. Agora, com novas tendências consolidadas, como as pessoas estão vendo esportes ou fazendo exercício? A pesquisa “Google Sports Study: os brasileiros e o esporte” reuniu dados e insights elencando  tendências macro dentro do tema. Acompanhe. 

 Novas atividades que representam novas oportunidades Sim, o futebol continua sendo a paixão nacional. Ele surge como esporte preferido de 70% dos brasileiros. Mas, com mais acesso a conteúdo, as pessoas passaram a acompanhar outras práticas esportivas, como o basquete, a terceira modalidade mais acompanhada na mídia, que também cresce 13pp na preferência dos brasileiros. 

 Outro dado curioso é que, mesmo em tempos de pandemia, o brasileiro está mais plural na hora de se exercitar. Caminhada, futebol, corrida, musculação e ciclismo são algumas das atividades preferidas. Para além da TV, as pessoas estão acompanhando cada vez mais esportes no YouTube: os usuários de Youtube são mais interessados em esportes que a média. No caso do basquete, por exemplo, esse interesse é 42% acima da média3. Não à toa, LeBron James teve praticamente o mesmo volume de buscas que Gabigol nos últimos meses no Brasil, enquanto as buscas pela modalidade cresceram 89% no país. 

Quanto mais consumidores entram no universo dos esportes, mais as marcas ganham uma oportunidade de conectar pessoas ao universo das modalidades esportivas — e também dos seus ídolos. Se a TV foi fundamental para vender o estilo de esportistas como Michael Jordan nos anos 1980, hoje a internet nos aproxima ainda mais desses ídolos. 

 A moda, por exemplo, é um segmento que vem sendo influenciado nesse processo. Estilo, conforto e tecnologia dos materiais esportivos são elementos levados para o dia a dia e se tornam tendências, construindo um novo estilo: o athleisure. 



Durante a pandemia, mais do que perder alguns quilos ou correr atrás da barriga sarada, o “estar bem” se tornou fator de máxima importância na vida das pessoas. Por isso também houve um crescente interesse por outras atividades físicas, como a yoga, por exemplo.

Publicado por: www.thinkwithgoogle.com

Pesquisa: Manu Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem : Wilson Silva , o mais importante radialista de Cianorte

Foto: ''FLAMENGUINHO DA VILA 7, EM 1982''

😆 UOL/2005: Dirigentes "corintianos" comandam o Cianorte